terça-feira, 29 de setembro de 2009

SÃO FRANCISCO DE SALES (1567-1622)

São Francisco de Sales nasceu em 1567 na Sabóia. Formado em Direito e, com todos os requisitos para ser um ótimo advogado, Francisco contrariou os pais ao entrar para o sacerdócio; porém acertou na vocação, porque assim passou a advogar espiritualmente pelo povo de Deus. Depois de sua ordenação sacerdotal, foi, após algum tempo, ordenado bispo, cuja missão era lidar com os católicos convertidos ao Calvinismo.

Foi Bispo de Genebra na época da Reforma. Conta-se que Francisco de Sales tinha um caráter muito irascível, era muito bravo, mas ele lutou muitos anos contra esse defeito e se tornou um santo de extrema doçura e delicadeza, coisa que se percebe em todos os seus escritos. Seu lema era: "Tudo por amor, nada à força".

Este grande servo de Deus usou de folhetos e de todos os meios possíveis, para, naquela época, conscientizar o povo sobre a doutrina cristã, promovendo encontros, diálogos, palestras e, acima de tudo, por meio do testemunho de vida.

Era diretor espiritual de São Vicente de Paulo e de Santa Joana de Chantal; com ela fundou a Ordem da Visitação, as Visitandinas.

Escreveu duas obras clássicas da vida espiritual que ainda hoje são lidas: "Filotéia - Introdução a Vida Devota" e o "Tratado do Amor de Deus".
Morreu em Lyon, em 1622, com 55 anos.
São Francisco de Sales é Doutor da Igreja.

PENSAMENTOS DE SÃO FRANCISCO DE SALES

"Estabelecerei a minha morada na fornalha de amor, no Coração divino, transpassado por mim; junto a essa fornalha ardente, sentirei reavivar-se, no meu interior, a chama de Amor até agora tão fria, tão sem fervor."

"O Amor não consiste nas grandes sensações e sentimentos, mas na maior e mais firme resolução e desejo de contentar Deus em tudo".

"Ser um bom servidor do Senhor não significa estar sempre em consolação, ficando sempre sem incomodação alguma, sem aversão ou repugnância diante do bem... significa ser caridoso para com o próximo".

"O amor puro liga inseparavelmente os corações sem tocar os corpos. O amor perfeito para com o próximo, que corresponde a Deus, comunica-se de diversas maneiras, ajudando-o por palavras, por obras e pelo exemplo".

"Não espere as mudanças e eventualidades desta vida com medo; antes, encare-as com a firme esperança de que, ao surgirem, Deus, de quem você é filho, o livrará delas".

"Só confia nEle e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo. Onde não puder caminhar, Ele o carregará nos braços."

"Não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo".

"Pertençamos totalmente a Deus e só a Ele".

"Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo."

"Frequentemente, submeta a sua vontade à de Deus"

"O pedido mais importante que devemos fazer a Deus é a união da nossa vontade com a dEle".

"Considerai vossos defeitos com mais dó que indignação, com mais humildade que severidade e conservai o coração cheio de um amor brando, sossegado e terno"

"As cruzes que se nos deparam em casa são mais excelentes do que as que encontramos pelas ruas, tanto mais quanto mais importunas"

"O Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são as chamas de amor"

"É um erro querer medir a nossa devoção através das consolações que experimentamos. A verdadeira piedade no caminho de Deus consiste em ter uma vontade resoluta de fazer tudo que lhe agrada"

"Deus é tão digno do nosso amor quando nos consola, como quando nos faz sofrer"

"Os que procuram as mortificações voluntárias, caminham a pé sob o estandarte de Cristo. Aceitar, porém, as cruzes que Deus nos envia e pacientemente suportá-las, é andar a cavalo"

"Quanto mais nos sentimos miseráveis, tanto mais devemos confiar na misericórdia de Deus. Porque, entre a misericórdia e a miséria, há uma ligação tão grande que uma não pode se exercer sem a outra"

"Não concordo com uma pessoa que, ligada a uma obrigação ou por uma vocação, fique a desejar outro tipo de vida, fora daquele que é seu dever, os outros trabalhos que são incompatíveis com seu estado presente. Isso lhe dissipa o coração e a faz afrouxar nas suas obrigações"

"Se eu souber que em meu coração há uma só fibra que não fosse de Deus, queria logo arrancá-la"

"Nunca vos irriteis, nem mesmo abrais a porta à cólera por qualquer motivo. Se ela entrar em vós, já não poderemos expulsá-la nem dominá-la, quando quisermos".

"A grande fidelidade a Deus se demonstra nas pequeninas coisas".

"A alegria abre, a tristeza fecha o coração".

"A quem Deus não basta, nada basta".

"Nem a primeira graça, nem a última que é a perseverança, são méritos nossos. Ambos são gratuitas".

"Só por amor é que se deve receber Jesus Cristo na Eucaristia já que só por amor ele se dá a nós".

"Esta é a sabedoria dos santos: sofrer constantemente por Jesus Cristo, assim logo ficaremos santos"

"Como se engana a pessoa que faz consistir a santidade em outras coisas e não em amar a Deus"

"Sendo pelo ministério dos anjos que muitas vezes recebemos as inspirações de Deus, é também por meio deles que lhe devemos apresentar as nossas aspirações, não menos que por meio de santos e santas, que como Nosso Senhor disse, sendo agora semelhantes aos anjos na glória de Deus, lhe apresentam de contínuo as suas orações e desejos em nosso favor"

"O sinal que identifica os filhos de Jesus Cristo é a paz; a alegria dos filhos de Nossa Senhora é a paz".

"Decidi-me firmemente a não desejar um coração melhor do que este que Maria quiser me dar, pois ela é a amável Mãe dos corações, a Mãe do Santo Amor, Mãe do Coração dos corações".

"Ser-lhe-á de importância infinita fazer alguns amigos igualmente bem intencionados, nos quais você possa apoiar-se, fortalecendo-se mutuamente; é coisa muito certa que o trato com os que têm o espírito bem direito, nos serve muitíssimo para endireitar e conservar também o nosso".

"Que encontro feliz, quando dois espíritos não se querem senão para amar melhor a Deus!"

"Seja bom como uma criança, e como sabe, as crianças não pensam em tantas coisas; têm os que pensam por elas; somente serão suficientemente fortes, se ficam com o seu pai. Faça assim mesmo e estará em paz."

"Não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo".

"Esteja em paz, pois, e afaste todos os pensamentos de angústia".

"Anime-se e transforme os problemas em matéria para seu progresso e maturidade".

"Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo."

"Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder, tão bem quanto for capaz."

"Eis a regra geral da nossa obediência, escrita em letras maiúsculas: Precisa-se fazer tudo por amor e nada à força; tem que se amar mais a obediência que temer a desobediência."

"Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade dEle com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras."

"É o amor que dá o valor a todas as nossas obras".

"Palavras santas são pérolas que o abismo de misericórdia nos fornece".

"Avance muito simplesmente com a Cruz de Nosso Senhor e tenha paz consigo mesmo. Passará por cada tempestade com seguridade, enquanto a sua confiança se fixar em Deus."

"Não perca a sua paz interior por nada, nem se todo o seu mundo parece vir abaixo. Se se dá conta que se afastou da proteção de Deus, conduza o seu coração de volta para Ele tranqüila e simplesmente."

"O jejum e o trabalho sacrificam e sujeitam a carne. Eu prefiro que você sofra o peso do trabalho ao do jejum."

"Considero uma virtude maior comer sem escolher o que se lhe vier e na ordem em que é apresentado, seja do seu gosto ou não, do que escolher sempre o pior"

"Faça todas as coisas em nome de Deus e fará tudo bem. Se comer ou beber, trabalhar ou descansar, ganhará muito aos olhos de Deus, ao fazer todas essas coisas como Deus quer que se faça".

"Aconteça o que acontecer, não desanime; segure-se firmemente em Deus, mantenha-se em paz, com confiança no seu amor eterno por você".

"Quando cair, erga o seu coração suavemente, humilhando-se profundamente diante de Deus, reconhecendo a sua miséria... e, com muita coragem e confiança na divina misericórdia, retome a persecução da virtude que tinha abandonado."

"Não se faz nada no mundo que não seja contradito pelos espíritos medíocres e impertinentes; e em todas as coisas, por melhores que sejam, se encontram inconveniências, quando se quer criticar".

"Ah! Ele me amou! Repito: Ele me amou a mim. Sim, a mim mesmo, assim como sou. Ele entregou-se à Paixão por mim."

"Quando foi que Nosso Senhor prestou o maior serviço a seu Pai? Sem dúvida, ao estar deitado sobre a árvore da cruz, tendo as mãos e os pés perfurados; essa foi a maior obra de serviço. E como serviu ao Pai? Sofrendo e oferecendo... "

“Todos os pensamentos que nos trazem inquietações não são de Deus”.

“A verdadeira devoção nada destrói; ao contrário, tudo aperfeiçoa”.

Nenhum comentário: