sexta-feira, 22 de maio de 2009

SANTA GEMMA GALGANI (1878-1903)

Gemma nasce em Borgonuovo de Casigliano, um vilarejo situado perto de Lucca, na Itália, no dia 12 de Março de 1878. Gema em italiano significa jóia. Seu pai era um próspero químico e descendente do Beato João Leonardi. A mãe de Gema era também de origem nobre. Os Galgani eram uma família católica tradicional que foi abençoada com oito filhos.

Gema, a quinta a nascer e a primeira menina da família, desenvolveu uma atração irresistível pela oração enquanto ainda era muito pequena. Esse carinho pela oração lhe veio de sua piedosa mãe, que lhe ensinou as verdades da Fé da Igreja Católica. Foi a sua mãe que infundiu em sua preciosa alma o amor pelo Cristo Crucificado.

A jovem santa aplicou-se com zelo à devoção. Quando Gema tinha apenas cinco anos, ela lia o Ofício de Nossa Senhora e o Ofício dos Defuntos no Breviário com tanta facilidade e rapidez quanto um adulto.

Quando a mãe de Gema tinha de se ocupar com suas tarefas diárias de dona-de-casa, a pequena Gema puxava a saia da mãe e dizia: “Mamãe, conte-me um pouco mais sobre Jesus”.
Infelizmente, a mãe de Gema deveria morrer em breve. No dia em que Gema recebeu o Sacramento da Confirmação, enquanto rezava ardentemente na missa pela recuperação de sua mãe (a Senhora Galgani estava gravemente doente), ela ouviu uma voz em seu coração que dizia, «Tu me darás a tua mãezinha?»
“Sim,” respondeu Gema, “contanto que Tu me leves também.”
“Não,” replicou a voz, “dá-Me a tua mãe sem reservas. Por ora, tu deves esperar com o teu pai. Vou te levar para o céu mais tarde.”
Gema simplesmente respondeu “Sim”.

Aos 18 anos se opera ao pé sem anestesia e no dia de Natal do mesmo ano, faz o voto de castidade. Gemma fica órfã cedo, quase abandonada na maior miséria.

Já com 20 anos, Gemma não aceita uma proposta de casamento, por ser «toda de Jesus». Durante este ano fica curada milagrosamente de problemas na espinha e iniciam as experiências místicas. A chamam, na cidade, «a moçinha da graça».

Fala com o seu Anjo da Guarda e lhe da também encargos delicados, como aquele de entregar em Roma a correspondência ao seu diretor espiritual. «A carta, apenas terminada, a dou ao Anjo, ela escreve. Está aqui perto de mim e espera». E as cartas, misteriosamente, chegavam a destinação sem passar através do Correio do Reino.

Em junho de 1899, Cristo lhe dá o dom das estigmas. No mesmo ano, durante a missão em S. Martino, Gemma conhece os padres Passionistas que a introduzem na casa Giannini. Acolhida como uma filha nesta casa devota e rica, conduz uma vida retirada entre casa e Igreja. Mas as manifestações da sua santidade superam os muros da casa patrícia. Faz conversões, prediz acontecimentos futuros, cai em êxtase. Na oração, sua sangue; no seu corpo, além dos sinais dos pregos, aparecem as chagas da flagelação. Aqui conhece Padre Germano que dirigirá as suas confidências.

Logo se vem a saber que as suas luvas pretas e a sua veste escura e estreita escondem os sigilos da Paixão. Estas estigmas se abrem, dolorosas e sangüinantes, toda semana, na véspera das sextas-feiras.

Diante dela os cientistas não conseguem esconder o embaraço. Até alguns diretores espirituais não sabem como justificar a extraordinária moça: suspeitam de mistificação, falam de histerismo ou de sugestão, pedem provas, exigem obediência.

Somente ela, Gemma Galgani, no meio das dores físicas e às provas morais, não diz nada, ou melhor, diz sempre sim. Não pede nada, ou melhor, pede a Jesus para si, mais dores e para os outros pede a conversão e a salvação.

No ano 1901, com 23 anos, Gemma escreve por ordem de Padre Germano, a Autobiografia, "O caderno dos meus pecados". No ano seguinte se oferece vítima ao Senhor para a salvação dos pecadores. Jesus a pede de fundar um mosteiro de clausura Passionista em Lucca. Gemma responde com entusiasmo. No mês de setembro do mesmo ano adoece gravemente. A sua vida é marcada profundamente pela dor.

Começa o período mais escuro da sua vida. As conseqüências do pecado caem pesadamente sobre o seu corpo e sua alma. No ano 1903, era um Sábado Santo, Gemma Galgani morre aos 25 anos, devorada do mal, mas pedindo até o último momento ainda mais dor.

PENSAMENTOS DE SANTA GEMMA GALGANI

"Quem te matou, Jesus" pergunta Gemma. E responde Jesus: "O amor".

"Diversas vezes perguntei a Jesus que me ensine o verdadeiro modo de amá-lo, e então Jesus parece que me fazia ver as suas Santíssimas chagas abertas".

"És muito grande, o Jesus: o meu coração é pequeno, tu não podes estar dentro dele, que se dilate este coração!"

"No ano 1899, de repente senti um profundíssimo arrependimento de todos meus pecados e me apareceu Jesus Cristo com suas cinco chagas e de cada uma delas saíam como chamas de fogo que vinham a tocar minhas mãos e meus pés e meu peito, e apareceram em meu corpo as cinco chagas de Jesus".

“O importante não é olhar a cruz, nem levá-la ao peito, mas portá-la no profundo do coração”.

“Vinde todos, mas todos, compadecer-se de Jesus... Todos adoremos a paixão de Jesus, todos!... Vamos todos a Jesus na cruz!... Eia, vinde... Vamos recolher o sangue... que Ele tanto derramou”.

“Oh, se todos os pecadores viessem ao teu coração!... Vinde, pecadores, não temais, porque a espada da justiça não chega aqui dentro”

“Dai-me Jesus, vereis que serei boa... não serei mais aquela de antes: dai-me, porque me sinto destruída, e não agüento mais esperar”.

“Para mim, neste mundo, não há senão Deus; para mim, basta que Ele esteja contente”.

“Com a fé se leva tudo até o fundo... e com o amor a gente fica acorrentado a Jesus”.

“Quem busca agradar aos homens, não pode agradar a Jesus”.

“Se os atribulados e os aflitos pusessem o amor nas suas provações, muito mais fácil seria para eles suporta-las”.

“Se todos os homens procurassem conhecer e amar a Deus, este mundo se tornaria um paraíso”.

“Muitas vezes, abato-me e choro... o meu espírito está pronto, mas meu corpo é débil”.

“Duas coisas sinto em mim de infinita doçura: no amor, és tu quem deleita minha alma; e na dor, sou eu quem deleito a tua alma”

“Jesus, contenta-me. Já não é mais o tempo de Tu sofreres tanto assim... Agora, estou eu, toca a mim”.

“Que alegria a gente encontra no abandonar-se nos seus braços! Fica-se tão bem com Jesus somente!”

“Quero que ninguém me ultrapasse jamais no amor a Jesus”.

“Sofro por não poder sofrer”.

“O verdadeiro amor se prova na dor”.

“Jesus me disse que seus filhos devem morrer crucificados”.

“Fere-me mais a voz de Jesus do que uma espada de muitos gumes”.

Nenhum comentário: