domingo, 4 de janeiro de 2009

SANTA GERTRUDES DE HELFTA (1256-1302)

Santa Gertrudes de Helfta foi monja cisterciense e escritora mística, também conhecida como Gertrudes a Grande, ou Gertrudes a Magna. Das origens de Gertrudes de Helfta só se conhece a data de nascimento: 6 de janeiro de 1256. O lugar parece ter sido Eisleben, e a familia é um enigma. O silêncio a respeito resultou suspeito, e se há elaborado conjecturas como a procedência servil ou pobre; haver sido abandonada; ou ser filha ilegítima de algum nobre. O que é seguro é que em sua familia existiam circunstâncias que na época não era adequado mencionar.

Com a idade de 5 anos ingressou no monasterio de Helfta. Sobre isto tão pouco hão ficado noticias, desconhecendo-se como chegou e se foi acolhida exclusivamente como educanda, para ser formada na escola de meninas a cargo de Matilde de Hackeborn; ou como oblata, oferecida a Deus para converter-se em monja.

Gertrudes iniciou sua aprendizagem monástica. Realizou o noviciado, professou e recebeu uma cuidada formação teológica, filosófica, literaria e musical. Sua vida foi normal até os 25 anos, como uma monja a mais do monastério, dedicada à copia de manuscritos, a costura e aos labores agrícolas da horta monastica. Não desempenhou cargos importantes, ou ao menos só se conhece que foi cantora segundo às ordens de Matilde de Hackeborn.

Em 27 de janeiro de 1281 teve sua primeira experiencia mística, que suporía uma profunda mudança em sua vida. Se tratou de uma visão de Cristo adolescente, que lhe dizia: "Não temas, te salvarei, te livrarei... Volve-te a mim e eu te embriagarei com a torrente de meu divino regalo". A partir disto deixou os estudos profanos e de literatura pelos estudos teológicos; e sua existência passou de ser rotineira a viver uma profunda experiencia mística.

Gertrudes viverá uma intensa vida mística em meio a vida comunitaria. Muitas vezes sofreu enfermidades, porém isto não a incapacitou para dedicar-se a escrever diversas obras literárias entre as que se encontravam comentarios à Sagrada Escritura. Se perderam quase todas as suas obras, conservando-se só três.

Memorial da abundancia da divina suavidade. Tem 24 capítulos. O gênero é semelhante às Confissões de Santo Agostinho. Recolhe a experiencia mística de Gertrudes desde sua conversão até o ano 1190.

Dos materiais soltos escritos ou ditados por Gertrudes, assim como os recolhidos pelas monjas contemporaneas, surgiu a segunda obra. A autora que os ordenou permanece no anonimato, e se chama a si mesma "redatora" (redactrix). A compilação se terminou pouco antes de morrer Gertrudes. Consta de cinco livros. O primeiro é um panegírico da pessoa e atividade de Gertrudes de Helfta, obra da redatora. O segundo incorpora o Memorial exclusivamente. Os livros terceiro, quarto e quinto recolhem os materiais de diversa procedência, que relatam as experiencias místicas de Gertrudes em torno às festas litúrgicas, assim como as revelações recebidas sobre a morte e gloria de pessoas de sua volta.

Livro de orações composto integralmente por Gertrudes. A finalidade é reavivar o fervor religioso mediante a reflexão. São 7 exercicios, que respondem aos momentos mais importantes da vida de uma monja: batismo, conversão, consagração virginal, profissão monástica, louvor divino e morte, entendida como encontro com o divino Esposo.

Toda a obra de Gertrudes se organiza em torno à vida monástica, cujo centro é a Liturgia das Horas, a Eucaristia e a Lectio Divina. Sua espiritualidade é de caráter cristocêntrico, destacando especialmente a imagem do Coração de Jesus, símbolo do amor divino. Suas obras, junto com a de Matilde de Hackeborn, são um dos testemunhos mais antigos desta devoção. A presença da Virgem Maria também é importante, porém sua mariologia se integra por completo em sua cristologia.

A respeito das virtudes, têm uma visão otimista e positiva, em chave de acolhida da graça divina e de progressiva união com Cristo, mais que como uma luta contra os vicios e as paixões. Junto a isto desenvolve a ideia da suplência de Cristo, pela qual o amor de Jesus lhe leva a suprir e sanar com seus méritos e virtudes a insuficiência do homem para salvar-se.

Tudo isso entrega ao homem a liberdade de coração. Talvez este seja o ponto que mais chamou a atenção aos seus leitores. Gertrudes se sente soberanamente livre confiando plenamente no amor e na misericordia de Cristo. Isso a fez ser otimista e intrépida, manifestándo-o por exemplo em sua prática de comungar sempre que podia, algo impensavel para seu tempo, pelas orações, jejuns e exercicios necessários para preparar-se. A suplência de Cristo sanava os esquecimentos a este respeito.

Seus escritos e espiritualidade passaram desapercebidos até 1536 em que os cartuxos de Colonia imprimem o Memorial. A aceitação e êxito foi enorme, e se produziu toda uma corrente espiritual em torno a ela que se traduziu em reedições contínuas de seus escritos e numerosas biografias. Por tal êxito, e ao desconhecer o apelido, começou a ser chamada Gertrudes a Grande, ou a Magna.
Gertrudes morreu em 17 de novembro de 1302, em Helfta, aos 45 anos de idade.

PENSAMENTOS DE SANTA GERTRUDES DE HELFTA

"Ó Amor, o ardor de tua divindade abriu-me o Coração dulcíssimo de Jesus! Ó Coração do qual mana toda doçura. Ó Coração transbordante de ternura. Ó Coração repleto de caridade!"

"Beber desta fonte salvadora significa restituir a si a própria verdade, ofuscada pelo pecado, para recuperar a luminosidade da inteligência e do amor originais. Quem faz tal experiência reencontra o próprio coração, recriado no amor de Deus"

"Ó Amor, mergulha meu espírito nas águas deste Coração melífluo, sepultando nas profundezas da divina misericórdia todo o peso da minha iniqüidade e da minha negligência. Restitui-me, em Cristo, uma inteligência luminosa e um afeto puro, para que – através de ti – eu possa ter um coração imune, desembaraçado e livre".

"Ó Senhor, desejo louvar-te e agradecer-te porque, apesar da minha indignidade, mantiveste tua transbordante ternura para comigo. Quero ainda louvar-te porque alguns, ao ler estas páginas, poderão saborear na intimidade de seu ser as mais elevadas experiências. De fato, por meio do alfabeto, alcançam a ciência da filosofia aqueles que querem estudar; similarmente, por meio de sinais que, na verdade, são apenas figuras retratadas, os leitores destas páginas aprenderão a degustar dentro de si mesmos aquele maná escondido que não poderia ser associado a nenhuma mistura de imagens corpóreas, e de cujo sabor somente quem já experimentou sentirá fome".

"Naquela mesma hora, quando minha memória ainda se ocupava devotamente com tais pensamentos, senti que me estava sendo divinamente concedido – a mim, tão indigna que sou – aquilo mesmo que havia pedido na oração, isto é: no interior de meu coração, como sendo um lugar corpóreo, eu soube que tinham sido impressos os sinais de tuas santíssimas chagas, dignas de respeito e adoração".

"Deus onipotente e Mestre generoso de todo bem, digna-te garantir-nos sempre este alimento enquanto caminhamos em nosso exílio, na espera de que – contemplando com rosto descoberto a glória do Cristo – sejamos transformados à sua própria imagem, de luz em luz, como sob suavíssimo sopro".

"Durante uma pregação feita na capela por um frade, este dizia: 'O amor é um dardo de ouro. Se o homem o lança sobre qualquer outra pessoa, ele a possui de algum modo. Seria, pois, loucura usar o amor para os bens terrestres, mas negligenciar os bens celestes'. Inflamada por tais palavras, Gertrudes disse ao Senhor: 'Que me seja condedido este dardo! Então, sem esperar um segundo, eu me esforçaria para vos transpassar com ele, a Vós, único bem-amado de minha alma, para ter-vos sempre comigo'. Ela ainda pronunciava tais palavras, quando viu o Senhor que a mirava com uma flecha áurea e lhe dizia: 'Tu planejas ferir-me, caso possuísses uma flecha de ouro. Mas eis que sou eu quem a tenho! Desejo com ela transpassar-te de tal modo, que jamais poderás sarar'".

"E era uma flecha com três curvaturas: no início, no meio e na extremidade. Assim se mostrava o tríplice efeito que esta flecha provocava na alma ferida. Quando a primeira curvatura penetra na alma, sua ferida a torna semelhante a um enfermo, que sente somente desgosto pelos bens passageiros: não há coisa alguma neste mundo que lhe assegure prazer nem consolação. A segunda, ao penetrar na alma, a faz parecer uma pessoa com alta febre que, exasperada pela dor, reclama pelo remédio com extrema impaciência. Assim é a alma nesta situação: o desejo que possui é tão intenso que, sem conseguir dominá-lo nem moderá-lo, arde por unir-se a Deus. E quando isto lhe parece impossível, se acaso ela não o experimenta, chega quase a perder o respiro. A terceira curvatura, enfim, quando penetra na alma, a faz elevar-se a uma altura tão sublime que nenhum de nós pode imaginar. A tal ponto, que uma mínima descrição deste estado nos faria dizer que a alma – como se fosse separada de seu corpo – estivesse toda mergulhada em delícias, nas torrentes do néctar da divindade".

"Ó Fogo verdadeiro que tudo consome! Ó Fogo operante, cujo poder queima os vícios para manifestar à alma o suave vigor de tua unção! Só em ti nos é dada a força que restaura, re-fomando nosso ser segundo a imagem e semelhança original".

"Eu recitava esta prece: 'Pelo vosso Coração transpassado, ó Senhor amantíssimo, dignai-vos transpassar meu coração com os dardos de vosso amor, para que nada de terrestre nele pemaneça e que ele seja repleto unicamente da virtude de vossa divindade'. Tendo assim rezado, bem depressa percebi – através de uma graça interior e de um sinal externo que vi surgir sobre o crucifixo – que minha prece havia chegado ao vosso Coração. Com efeito, depois de receber o sacramento da vida, já de volta ao meu lugar, pareceu-me ver partir do lado direito do crucifixo que está impresso sobre meu livro algo como um raio de sol, cuja extremidade tinha forma de uma flecha. Este raio emanava vigorosamente em minha direção. Conteve-se por um instante, depois se lançou novamente e permaneceu fixo, atraindo toda a minha afeição".

"Ainda que sabia eu que me achava no dormitorio, me parecia que me encontrava no lugar do coro aonde costumava fazer minhas tibias orações e ouvi estas palavras 'eu te salvarei e te livrarei. Não Temas'. Quando o Senhor disse isto, extendeu sua mão mão fina e delicada até tocar a minha, como para confirmar sua promessa e proseguiu: 'Has mordido o pó com meus inimigos e has tratado de extrair mel dos espinhos. Volve-te agora a Mim, e minhas delicias divinas serão para ti como vinho'".

"Então vi na mão que pouco antes se me havía dado como prenda, as joias radiantes que anularam a pena de morte que havia sobre nós".

7 comentários:

erick sávio disse...

Paz e Bem

seu blog já foi adicionado em nossa mais nova lista de blogs católicos, le informamos que a cada atualização seu blog irá estar sendo divulgado mais amplamente.

agora só le pedimos um favor santa pessoa, para nos ajudar a divulgar outros blogs e até mesmo o seu, pedimos que você coloque o link de nosso site em seu blog, assim com todos os membros do site colocando o link do site nos blogs iremos conseguir alcançar nossos objetivos que é de divulgar todos os blogs católicos da web. MUITISSIMO OBRIGADO POR VOCÊ TER ACEITADO PARTICIPAR DE NOSSO PROJETO.

link: www.uniaocatolica.blogspot.com/

paz e bem, fica com DEUS


informamos também que nós estamos trabalhando no projeto de modernização de blogs, então se você desejar modernizar seu blog e deixa-lo com uma aparéncia mais bela e leve, você pode nos solicitar e nós faremos isso para você, e você irá escolher o modelo novo de seu blog a cor e outras alterações que você deseje fazer.

Magdalia disse...

Olá

Sabe o que poderia fazer para que este blog fosse ainda melhor?

Adicionar na barra lateral um conjunto de links sobre mística e vida interior. Eu ando à procura e, seguramente, o senhor conhece muitos que poderia indicar-me.

Desde já agradeço.

Cordialmente,
Teresa

Angelo Bazzo disse...

Preciso falar com vc angelojocum@hotmail.com
evangelhoprofetico.blogspot.com

Anônimo disse...

Fui criada em um orfanato em Goiânia que tinha como santa protetora Sta Gertrudes a grande,pois parece que ela é a protetora dos orfãos,o orfanato tinha por nome "Lar das meninas sta gertrudes",mas logo que fui morar ali a nossa querida Mãe que nos acolheu resolveu acrecentar mais um nome "Raio de Sol" por causa de uma promessa que ela fez a Jesus e sta gertrudes para que eu ficasse boa na primeira cirugia que eu ia fazer pra consertar meus dois pés que eram tortos por causa de uma paralisia infantil."poliomelite".Sim eu fiquei boa e após a primeira cirugia eu já pude usar um sapato, eu tinha oito anos.Por isso sou devota de Sta Gertrudes,mas não tenho mais a novena e nem uma imagem desta santa.Se alguêm souber como consigo obte-las por favor me avisem.Porque este lugar maravilhoso em que morei não existe mais depois que nossa querida mãezinha faleceu.

Ari disse...

Minha experiencia com Santa Gertrudes foi com seu livro Amor Paz e Alegria gostaria de ter mas conhecimentos sobre outras obras suas e como adquiri-las.Em nossa cidade este livro foi muito divulgado mas poucos conhecem suas outras obras.Dona Lola foi quem divulgou seus escritos e a devocao ao sagrado Caracao de Jesus

Anônimo disse...

Santo Antônio é mandingueiro,
Santo Onofre é mirongueiro.
Ai, ai, ai, meu São Cipriano...
Negro que sabe fazer bom feitiço,
Faz em silêncio, fala pouco e é quimbandeiro´´
São Cipriano, obrigado.
ROGO E IMPLORO QUE EU VENDA MINHA CASA POR 250.000,00 REAIS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL; QUE CHANCES DE EU CONSEGUIR O QUE TANTO ALMEJO SEJA MAIOR QUE O NÚMERO DE PESSOAS QUE IRÃO LER ESTA MENSAGEM!
São Cipriano, feiticeiro e cristão, justo e ímpio, conhecedor e dominante em suas artes religiosas, te invoco de todo coração, corpo e vida para a realização do objetivo de conseguir VENDER ESTA CASA POR 250.000,00 REAIS PARA UM COMPRADOR QUE APAREÇA LOUCO POR MINHA CASA... QUE SO MINHA CASA SIRVA PRA ELE... QUE NÃO SE IMPORTE COM O LOCAL... QUE GOSTE DO LUGAR, QUE QUEIRA ESTA CASA MAIS QUE TUDO... QUE FIQUE INQUIETO ENQUANTO NÃO FECHAR NEGOCIA COMIGO... PEÇO TODAS AS FORÇAS SUPERIORES A SANTÍSSIMA TRINDADE, FORÇAS DO MAR, DO AR, DO FOGO, DA NATUREZA E DO UNIVERSO PARA QUE FAÇA ESTE COMPRADOR APARECER URGENTE COM 250.000,00 REAIS E ENTREGAR PARA MIM
Que este dinheiro (250.000,00 reais) seja meu, que debaixo deste SANTO PODER este comprador esta pessoa que vai aparecer interessada na minha casa com 250.000,00 reais na mão que não apareça pra outra pessoa somente pra mim
Que os responsáveis pela COMPRA DA CASA não enxerguem outra casa a não ser a minha!
Enquanto os responsáveis PELA COMPRA NÃO FIZEREM NEGÓCIO COMIGO E NÃO LIGAREM PARA MIM PARA COMUNICAR QUE ESTA CASA É A QUE QUEREM PARA COMPRAR..não irão se sentir se felizes e toda vez que se lembrarem da minha casa...do meu endereço e do meu nome H U W. terão a certeza de que esta casa é a casa que vão comprar por 250.000,00 REAIS. CABRA MILAGROSA QUE NO MONTE SUBIU QUE ESTA CASA SEJA VENDIDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL POR 250.000,00... QUE APAREÇA ALGUEM PERGUNTANDO SOBRE A CASA... QUE SE INFORME COM PESSOA CERTA... QUE VENHA ATE MIM... QUE ESTE PENSAMENTO DE COMPRAR ESTA CASA JA ESTEJA PERTUBANDO A CABEÇA DE ALGUEM... QUE SEM SABER DA MINHA INTENÇÃO VAI CHEGAR ME PERGUNTANDO... FALANDO SOBRE O INTERESSE DE FICAR COM A CASA... TRAGA PARA MIM O COMPRADOR COM O DINHEIRO 250.000,00 REAL que tanto necessito a almejo; para mim, meu marido, meus filhos.
Que assim seja; assim será realizado, assim está feito.
Acredito e vou vender esta casa por 250.000,00 REAIS E VOU TER O DINHEIRO QUE TANTO QUERO PARA RECOMEÇAR A MINHA VIDA... OBRIGADO
AMÉM.
PUBLIQUE EM TRÊS DIAS SEGUIDOS COM FÉ, POIS ESSA ORAÇÃO E PODEROSÍSSIMA

Anônimo disse...

impatias infaliveis para trazer seu amor de volta em 24 horas - manaus SIMPATIA INFALIVEL PRA
TRAZER SEU AMO?
. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona
mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou!
AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre JL de onde estiver ou com quem estiver e faça ele JL telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que JL venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele JL telefone e JL me AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma - See more at: http://inforum.insite.com.br/124927/?mensagem=A%20mensagem%20Re%3A%20Re%3A%20Re%3A%20Publicar%20ora%E7ao%20amor%20foi%20enviada.&rnd=1384356328.51673#sthash.dpuGR1BE.dpuf