Santo Antônio nasceu em 1195, em Lisboa, Portugal. Recebeu no batismo o nome de Fernando. Era da família dos Bulhões. Em 1210, com 15 anos, entrou no Mosteiro dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho.
Antonio deixou-se fascinar pelo ideal franciscano, por ter visto os corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos. Em 1220 se fez franciscano, entrou no convento de Santo Antônio de Coimbra e trocou o nome para Frei Antonio. Posteriormente partiu como missionário para o Marrocos, com o desejo de sofrer o martírio. Em 1221 participou do capítulo geral da ordem franciscana, na Itália, e viu São Francisco.
Lecionou teologia para os jovens frades. Pregou com eficácia contra os hereges dirigindo-se de preferência ao povo. Numa Quaresma, pregando diante do Papa Gregório IX, esse ficou tão impressionado com o conhecimento bíblico de Antonio que o chamou de "Arca do Testamento", isto é, alguém que conhecia profundamente as Escrituras.
Santo Antonio morreu com 36 anos, em 1231, perto de Pádua. Santo Antonio é Doutor da Igreja.
PENSAMENTOS DE SANTO ANTÔNIO
"Deus é Pai de todas as coisas. Suas criaturas são irmãos e irmãs."
"É viva a Palavra quando são as obras que falam."
"Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes."
"Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, quete protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma."
"A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação."
"Ó meu Senhor Jesus, eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere, mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor, porque sacrificaste a tua vida por nós."
"Como os raios se desprendem das nuvens, assim também dos santos pregadores emanam obras maravilhosas. Disparam os raios, enquanto cintilam os milagres dos pregadores; retornam os raios, quando os pregadores não atribuem a si mesmos as grandes obras que fazem, mas à graça de Deus."
"Ó Senhor, dá-me viver e morrer no pequeno ninho da pobreza e na fé dos teus Apóstolos e da tua Santa IgrejaCatólica."
"Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendemos pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões dodemônio e as seduções do mundo".
"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente nãoficará sem recompensa"
"Assim como a moeda se cunha com a imagem do rei, também nossa alma é gravada com a imagem da Santíssima Trindade."
"O Espírito Santo é enviado pelo Pai e pelo Filho. Os três são duma só substância e de inseparável igualdade. A unidade está na essência, a pluralidade nas pessoas."
"Na Trindade não se devem fazer degraus, de modo que o Pai se creia maior que o Filho, ou o Filho menor que o Pai, ou o Espirito Santo menor que ambos, mas deve-se acreditar que são simplesmente iguais, por que qual é o Pai, tal é o Filho e tal é o Espirito Santo".
"Que delícia maior, que alegria maior pode existir no espírito do homem do que estar diante de Deus, com o qual e no qual tudo o que existe verdadeiramente existe, sem o qual tudo o que parece existir nada é, e tudo o que é rico é pobreza?"
"Dá-me a ti, e eu te darei a mim. Dá-me o coração, e ter-me-ás no coração. Reserva para ti as tuas coisas. Dá-me somente o coração".
"Podemos rezar de três modos: com o coração, com a boca e com as mãos"
"A vida do corpo é a alma, a vida da alma é Deus".
"Destrói primeiro em ti o edifício, e o Senhor edificará sobre ti o dEle".
"O rosto do Pai é o Filho. Assim como pelo rosto se conhece uma pessoa, assim pelo Filho conhecemos o Pai".
"O nome de Jesus se compara ao azeite. O azeite tem cinco propriedades: sobrenada a todos os líquidos, amolece as coisas duras, dulcifica as ásperas, ilumina as escuras, sacia os corpos. Também o nome de Jesus está acima de todo nome de homens e de anjos, se o pregas amolece os corações duros, se o invocas dulcifica as tentações ásperas, se pensas nele ilumina o coração, se o lês sacia o espírito".
"O fogo queima, limpa, aquece e ilumina. O Espirito Santo queima os pecados, limpa os corações, espanta a frieza, ilumina a ignorância."
"Bem-aventurado o ventre da gloriosa Virgem, que mereceu trazer por nove meses todo o bem, o sumo bem, a felicidade dos anjos, a reconciliação dos pecadores".
"O nome de Maria é júbilo no coração, mel na boca, melodia no ouvido".
"Praticar uma boa obra é orar sem interrupção".
"A fé é a vida da alma".
terça-feira, 29 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
que bom vc continuar a trazer todos estes companheiros de jornada...e agora o meu compatriota q encontrava as noites curtas para o seu dialogo com Deus...
Maria
Postar um comentário