segunda-feira, 28 de abril de 2008

SANTO AGOSTINHO (354-430)

Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste, norte da África, no ano 354, filho de Patrício e Santa Mônica. Em 370 ele foi para Cartago, Turquia para estudar direito e em vez disto passou a estudar literatura. Em 373 Santo Agostinho e seus amigos tornaram-se membros de uma seita herege: o maniqueísmo, que parecia oferecer solução para uma questão que o atormentava, o problema do mal.

Filho de Santa Mônica, uma ótima cristã, Agostinho viveu sua juventude de forma libertina e dissoluta. Vivia em festas, jogos e bebedeiras. Envolvia-se com amantes e chegou a ter um filho com uma delas, chamado Adeodato. As orações e as lágrimas de sua mãe não foram em vão, porém. Após envolver-se com doutrinas diversas, Agostinho decide ir para Roma ensinar retórica. Lá, conhece Santo Ambrósio, que à época era bispo de Milão, que o sensibilizou profundamente com suas palavras. Um dia, enquanto Agostinho refletia se seria realmente capaz de transformar sua vida, ouviu uma voz dizer: "Toma e lê." Imediatamente, tomou o livro que trazia consigo e leu atentamente o que ele dizia. Eram as cartas de São Paulo, e Agostinho leu especificamente o texto da carta aos Romanos que era um convite à conversão e à vida voltada para Deus. Agostinho, então, não teve mais dúvidas. Confirmou a sua vocação cristã e foi batizado por santo Ambrósio, bispo de Milão.

Mônica morreu em Ostia, Itália, em 387, em paz por causa da conversão de Agostinho.
Em 388 ele vendeu tudo que tinha e passou a distribuir para os pobres e começou uma vida de penitencia. Ele foi ordenado sacerdote em 391 e fundou dois monastérios e em outubro de 393 Santo Agostinho tomou parte no Concílio da África pregando para uma assembléia de bispos.
Tornou-se bispo de Hipona, onde revelou-se ardoroso adversário das heresias da época. Por toda a sua vida, foi um grande estudioso e comentador das Escrituras.

Em 426 Santo Agostinho já com 72 anos nomeou Heraclius seu auxiliar e sucessor . Ele tentou encontrar paz mas teve que enfrentar a heresia dos Arianos e invasão dos Vândalos na região. Bispos e políticos procuraram refugio em Hipona que foi sitiada por 18 meses. Durante o cerco, Santo Agostinho teve um derrame e em 30 de agosto de 430 ele veio a falecer.

Os trabalhos de Santo Agostinho proveram a Cristandade com lúcidos e belos argumentos para a fé. Deixou uma vasta obra, entre elas o importante livro Confissões, onde nos fala da beleza do amor de Deus pelo homem.

PENSAMENTOS DE SANTO AGOSTINHO

"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz."

"Quer louvar-te o homem, esta parcela de tua criação! Tu próprio o incitas para que sinta prazer em louvar-te. Fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração, enquanto no repousa em Ti."

"Para alcançarmos esta vida feliz, a verdadeira Vida nos ensinou a orar."

"O pecado não consiste em apetecer o mal, mas em abandonar o bem"

"A oração é mais gemido que palavrório, sentimento interior que enxurrada de palavras"

"Toda corrupção leva o homem à própria destruição. Pecar é desmoronar o próprio ser e caminhar para o nada"

"Não é de admirar se a soberba gera a separação, a caridade, a unidade."

"Oh eterna verdade, verdadeira caridade e querida eternidade! És o meu Deus, por ti suspiro dia e noite"

"Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga."

"Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente."

"O seio de Maria é a câmara nupcial. É aí que Ele se tornou a cabeça da Igreja".

"Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: Orai sem cessar (1Ts 5,17). Ainda que faças qualquer coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar."

"A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada."

"Quando lês a Biblia, Deus te fala; quando rezas, tu falas a Deus"

"Orar é amar no louvor e louvar no amor"

"Pelo sexo feminino caiu o homem e pelo sexo feminino encontrou suareparação. Pois, uma Virgem deu à luz a Cristo, e uma mulher anunciou a ressurreição! Pela mulher veio a morte. Pela mulher chegou a vida".

"Conhecer de verdade a si mesmo não é outra coisa que ouvir de Deus o que Ele pensa de nós"

"Não temos então medo de fraquejar? Por quê? Porque invocaremos o nome do Senhor. Como venceriam os mártires, se neles não vencesse aquele que disse: Alegrai-vos porque eu venci o mundo? (João 16,33)"

"Tens o que oferecer. Não examines o rebanho, não apresentes navios e não atravesses as mais longínquas regiões em busca de perfumes. Procura em teu coração aquilo que Deus gosta."

"Grandes coisas o Senhor nos promete no futuro! Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que um dia os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu pelos homens."

"Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre."

"Eu peço: amai comigo, correi crendo comigo, desejemos a pátria celeste, suspiremos pela pátria do alto, sintamo-nos como peregrinos aqui."

"Que deseja a alma com mais veemência do que a verdade?"

"É tão grande a força do amor que transforma amante em imagem do amado"

"Tua alma não morre, a não ser que tu a mates"

"Vão é o clamor que se eleva a Deus pelo clamor da voz corporal se falta a voz do coração. E repleto de súplicas é o silêncio da voz corporal quando fala o coração"

"Se te engravidas do pecado, consentindo nele, terás dores de parto ao dá-lo à luz"

"Queres saber que tipo de pessoa és? Põe à prova teu amor. Se amas as coisasterrenas, és terra. Se amas a Deus, não tenhas medo de dizer: és Deus".

"Por maior que seja o temor da morte, deve vencê-lo a força do amor com que se ama aquele que, sendo nossa vida, quis sofrer até a morte por nós."

"Amando a Deus nos tornamos divinos; amando ao mundo nos tornamos mundanos"

"Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos."

"Aquele que abandona quem o criou e se apega ao nada de que foi criado se obscurece e se aniquila"

"Cada homem é aquilo que ama".

"Não saias de ti. Volta-te para ti mesmo. A verdade reside no homem interior"

"Nem se deve tocar na palavra 'pecado' em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça".

"Quanto mais amas, mais alto sobes"

"Todo homem busca o amor. Busca só o que ama"

"Quem caminha no sentido oposto ao Ser caminha para o nada"

Nenhum comentário: