terça-feira, 29 de setembro de 2009

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO (350-407)

São João Crisóstomo nasceu em Antioquia no ano de 349. Sua mãe foi Santa Antusa. Depois de sua morte retirou-se para o deserto e aí permaneceu seis anos. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Fabiano de Antioquia. Era grande pregador, de grande cultura, de onde lhe foi dado o apelido de Crisóstomo (boca de ouro) pelos bizantinos. Substituiu o patriarca Netário na famosa cátedra de Constantinopla.

Seus Sermões "de fogo" combatiam os vícios e as friezas do povo e dos monges indolentes. Seus Sermões duravam horas inteiras.
Foi deposto ilegalmente da cátedra e exilado com a cumplicidade da imperatriz Eudóxia, mas depois foi reconduzido pelo imperador Arcádio, sendo, mais tarde novamente exilado na Armênia.
No seu último exílio às margens do Mar Negro, morreu no dia 14 de setembro de 407.
São João Crisóstomo foi bispo e é Doutor da Igreja.

PENSAMENTOS DE SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

"O homem é mais precioso aos olhos de Deus do que a criação inteira: ... é para ele que existem o céu e a terra e o mar e a totalidade da criação, e é à salvação dele que Deus atribuiu tanta importância que nem sequer poupou seu Filho único em seu favor. Pois Deus não cessou de tudo empreender para fazer o homem subir até ele e fazê-lo sentar-se à sua direita"

"Não te afaste da Igreja: Nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece".

"Ó Filho Único e Verbo de Deus, sendo imortal, vos dignastes pela nossa salvação encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, vós que sem mudança vos tornastes homem e fostes crucificado, ó Cristo Deus, que pela vossa morte esmagastes a morte, sois Um na Santíssima Trindade, glorificado com o Pai e o Espírito Santo, salvai-nos!"

"Pedro, na verdade, ficou para nós como a pedra sólida sobre a qual se apoia a fé e sobre a qual está edificada a Igreja. Tendo confessado ser Cristo o Filho de Deus vivo, foi-lhe dado ouvir:

"Sobre esta pedra - a da sólida fé - edificarei a minha Igreja"(Mt 16,18). Tornou-se enfim Pedro o alicerce firmíssimo e fundamento da Casa de Deus, quando, após negar a Cristo e cair em si, foi buscado pelo Senhor e por ele honrado com as palavras: apascenta as minhas ovelhas"(Jo 21,15). Dizendo isto, o Senhor nos estimulou à conversão, e também a que de novo se edificasse solidamente sobre Pedro aquela fé, a de que ninguém perde a vida e a salvação, neste mundo, quando faz penitência sincera e se corrige de seus pecados"

"Tu vais participar da eucaristia? Então, não humilhes teu irmão. Não desprezes o faminto... Quê? Tu fazes memória de Cristo e desprezas o pobre? Tu não ficas horrorizado? Bebeste o Sangue do Senhor e não reconheces teu irmão? Ainda que o tenhas desconhecido antes, deves reconhecê-lo nesta mesa... Tu, que recebeste o pão da vida, não faças obra de morte"

"Tu, que revestes tua cama de prata e de ouro o teu cavalo, se te pedirem conta e explicações de tanta riqueza, que razão alegarás? Quando tu já estiverdes morto, as pessoas que passarem diante de teu palácio, vendo o tamanho e o luxo, dirão ao seu vizinho: 'ao preço de quantas lágrimas foi edificado este palácio? De quantos órfãos deixados nus? De quantas viúvas injustiçadas? De quantos operários espoliados de seu salário?' Sim, nem morto escaparás das acusações"

"A ajuda aos pobres é mais importante que o jejum e a virgindade, poisa braça o povo de Jesus Cristo"

"Onde existe a cólera aí não habita o Espírito Santo"

"Não é absurdo pores tanto cuidado nas coisas do corpo, a ponto de já desde muitos dias antes da festa preparares uma roupa belíssima, e te adornares e embelezares de todas as maneiras possíveis, e, no entanto, não tomares nenhum cuidado com a tua alma, abandonada, suja, esquálida, consumida de fome...?"

"A tua casa deve ser como uma igreja; põe-te de pé no meio da noite. Durante a noite, a alma é mais pura, mais leve. E se tens filhos, acorda-os e faze com que se unam a ti numa oração comum"

"Nada vale tanto como a oração. Ela torna possível aquilo que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que o homem que reza continue pecando"

"Nada te pode fazer tão imitador de Cristo como a preocupação pelos outros. Mesmo que jejues, mesmo que durmas no chão, mesmo que, por assim dizer, te mates, se não te preocupas com o próximo, pouca coisa fizeste, ainda distas muito da imagem do Senhor".

"Como tu, rico, que acumulaste tua riqueza pisando sobre o pobre, ainda tens a coragem de entrar na Igreja?"

"Levemos-lhe socorro e celebremos a sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelos sacrifícios de seu pai (Jó 1,5), porque duvidar que as nossas oferendas em favor dos mortos lhes leva alguma consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer as nossas orações por eles"

"Os Apóstolos instituíram a oração pelos mortos e esta lhes presta grande auxílio e real utilidade"

"Qual proveito pode ter Jesus, se o seu altar está coberto de vasos de ouro, enquanto ele próprio morre de fome nas pessoas dos pobres"

"Quando Cristo ordena que o sigamos pelo caminho estreito, dirige-se a todos os homens. Por conseguinte, o monge e o secular devem alcançar os mesmos píncaros"

"Aqueles que vivem no mundo, mesmo casados, devem em tudo o mais assemelhar-se aos monges"

"Não há diferença alguma em dar ao Senhor e dar ao pobre, pois Ele mesmo disse: 'quem dá a estes pequenos é a mim que dá'".

"O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus"

"A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres, remédio para os doentes e preservativo para os sãos"

"Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza"

"Sem ter vencido, ninguém poderá ser coroado. Tudo poderemos por meio da oração, por meio da qual Deus nos dará o que não temos"

"A oração é uma grande armadura, uma defesa, um porto, um tesouro. A oração é uma valiosa arma para vencer os assaltos dos demônios; é uma defesa, que nos conserva em todos os perigos; é um porto seguro contra a tempestade; é um tesouro, que nos provê de todos os bens"

"Não podes rezar em casa como na Igreja, onde se encontra o povo reunido, onde o grito é lançado a Deus de um só coração. Há ali algo mais, a união dos espíritos, a harmonia das almas, o vínculo da caridade, as orações dos presbíteros"

"Não deixemos de socorrer aos que partiram e ofereçamos as nossas orações por eles"

"A oração não é um vínculo insignificante do amor de Deus. É ela que nos acostuma a falar com Deus"

"A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres, remédio para os doentes e preservativo para os sãos"

"Sem ter vencido, ninguém poderá ser coroado. Tudo poderemos por meio da oração, por meio da qual Deus nos dará o que não temos"

"Deus está continuamente pronto a ouvir as nossas orações, e nunca acontece que não atenda a quem lhe pede como convém".

"Quando o espiritual nos chama, não há ocupação alguma necessária".

"Quem é humilde é útil a si e aos outros".

"Não há nada, por fácil que seja, que a nossa tibieza não apresente como difícil e pesado; como nada há tampouco tão difícil e penoso que o nosso fervor e determinação não o torne fácil e leve".

"A paz foi para o Céu. E, se quisermos, podemos fazê-la voltar. Basta que expulsemos de nós a soberba e a arrogância [...] e sejamos humildes".

"Mostra à tua mulher que aprecias muito viver com ela e que por ela preferes ficar em casa a andar pela rua. Prefere-a a todos os teus amigos e mesmo aos filhos que ela te deu; ama esses filhos por amor dela [...] Fazei juntos as vossas orações [...] Aprendei o temor Deus. Todas as outras coisas fluirão daí como de uma fonte e a vossa casa se encherá de inumeráveis bens".

Um comentário:

palavras que alimentam disse...

ACHEI MITO LINDO ESTA MATERIA E A SIMPLICIDADE DAS PALAVRAS!DEUS SEJA LOUVADOMSEMPRE PELA SUA AÇÃO EVANGELIZADORA!PAZ E FOGO!